PES, mago da animação stop-motion

Veja os objetos ao seu redor. Papéis, lápis, caneta. Na cozinha, talheres, pratos, copos. Em algum lugar da sua casa, quem sabe, existe uma almofadinha para espetar alfinetes, aquele velho brinquedo conhecido como Pega-Varetas, ou até mesmo um alicate. Você consegue imaginar esses objetos de uma forma diferente? As varetas não poderiam ser convertidas em macarrão? Aquela almofadinha vermelhinha, parece um tomate, não é? E o alicate, igualzinho a um peixe, não?

Bom, o fato é que teve um cara que pensou tudo isso. E mais, utilizou a técnica de stop-motion para realizar inspirados curtas-metragens baseados nesses princípios, da semelhança insuspeita dos objetos cotidianos com coisas bem diferentes. Esse cara é conhecido como PES – nome artístico do cineasta estadunidense Adam Pesapane. Minha descrição de seus filmes pode não empolgar muito, entretanto ele já foi elogiado por pessoas como o cineasta Michel Gondry (diretor de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) e teve o seu filme Fresh Guacamole indicado ao Oscar – Fresh Guacamole também é conhecido por ter sido o filme mais curto já indicado ao Oscar, pois dura apenas dois minutos! Veja:

Outro curta que salta aos olhos é The Deep, onde ferramentas diversas são convertidas em criaturas marinhas das fossas abissais. Deleitem-se:

Impressionante, não? E fazer isso é um trabalho miserável, visto que o próprio PES afirma que só consegue filmar alguns segundos por dia. Para quem estiver curioso sobre o seu método de trabalho, o cineasta tem dois making ofs disponíveis em sua página oficial.

Atualmente, o animador conseguiu financiamento para o seu novo curta, Submarine Sandwich, através de um site de financiamento coletivo. Ele também foi escolhido para dirigir um longa-metragem baseado na nojenta coleção de figurinhas Garbage Pail Kids (conhecidas aqui no Brasil como Gang do Lixo).

Mas sabe qual é o melhor de tudo isso? É que TODOS os seus filmes podem ser vistos, de graça, na página oficial do cineasta ou em seu canal do You Tube – incluindo seus filmes publicitários. Aproveitem!

Página oficial: http://eatpes.com/

Canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/PESfilm

Anúncios

3 thoughts on “PES, mago da animação stop-motion

    1. parastream Post author

      Sim, eu vi as informações sobre o filme anterior da Gang do Lixo (todo mundo senta a lenha nele), mas não quis me alongar nesse assunto para não desviar o foco do texto! Ei, será que rola um texto sobre isso lá no seu blog, Chofer?
      Então, quanto às eleições, já tinha visto, preciso escrever meu texto sobre o Eastwood (o cara é republicano mas é firmeza!), só fiquei decepcionado com a ausência do Jesse Ventura no pleito!

      Responder
      1. opoderosochofer

        Jesse Ventura tá ausente porque sempre foi coadjuvante nos filmes, mas vou ver se escrevo sobre os “nanicos” nesta semana.

        Sobre o filme da Gang do Lixo, eu preciso primeiro baixar o filme e assistir para poder falar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s